Siga-nos em nossas redes sociais:

Sobre nós

Home Sobre nós
Sobre a Escola Técnica FAT

SOBRE NÓS

A Escola Técnica FAT iniciou suas atividades em 2020 com dois cursos: Técnico de Nível Médio em Administração de Empresas e Técnico de Nível Médio em Recursos Humanos, ambos no Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios.

Os cursos foram lançados em um momento muito desafiador e atípico, durante a pandemia de COVID-19, por isso a Escola Técnica FAT teve que buscar maneiras inovadoras para manter os alunos interessados e ativos no aprendizado sem interromper as aulas durante a pandemia, e a solução encontrada foi a adoção de um modelo híbrido de aulas ao vivo mediadas por tecnologia, com atividades extraclasse, usos de salas virtuais de aprendizagem e disponibilização de conteúdos, o que garantiu o sucesso dos cursos logo no primeiro ano.

“Passamos por um desafio muito grande no ensino e no mercado de trabalho, e precisamos nos reinventar rapidamente para suprir as necessidades de aulas, garantindo a qualidade de ensino aos alunos”, diz o coordenador Marino Alves. “Todos os encontros são gravados e os professores ficam próximos aos alunos. Fizemos muitas ações de acolhimento”, complementa.

O mercado de trabalho sofreu grandes transformações e se faz necessário que o profissional se especialize ainda mais em sua carreira, com visão holística e aprimorando sua inteligência emocional e relacional, além das competências técnicas e humanas, fazendo a diferença em suas áreas de atuação. Nossa experiência de ensino mediado por tecnologia tem sido muito boa, quebrando barreiras de relacionamento. Acreditamos que nossos alunos estarão certamente mais preparados para o novo momento no mercado de trabalho.

Desde sua fundação a Escola Técnica FAT realizou 5 turmas (3 presenciais e 2 a distância), formando o total de 193 estudantes. Atualmente temos 2 turmas em andamento (entrantes no 1º e no 2º semestre de 2023), nos cursos EAD de Administração, Recursos Humanos e Serviços Jurídicos, com 538 estudantes (Turma 3 (EAD) 278 matriculados e Turma 4 (EAD) 260 matriculados).

Escola Técnica FAT

POR QUE CRIAR E MANTER UMA ESCOLA TÉCNICA?

A Escola Técnica FAT é mantida pela Fundação de Apoio à Tecnologia FAT – fundada em 1987 por professores da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC-SP. E por ter sido fundada por professores, possui em seu DNA a paixão pela educação, pela inovação e pela tecnologia.

O lema da Fundação FAT é “Construindo o futuro com educação e tecnologia” e sonhar com o futuro requer investir em educação. Durante os anos de 2021, 2022 e 2023 a Fundação FAT ofertou 120 bolsas de estudo integrais, ampliando para 3 os cursos da Escola Técnica: Administração, Recursos Humanos e Serviços Jurídicos.

Com o apoio da FAT a Escola Técnica FAT também promove semestralmente um Ciclo de Webinars sobre Educação Profissional e sua importância para a carreira profissional e para a economia, discutindo e analisando o papel da educação técnica frente a demandas de empresas e do mercado de trabalho e também sobre a empregabilidade.

A quem se destina

A Escola Técnica FAT destina-se à formação do adolescente e do adulto, visando o desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de autorrealização, preparação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania.

Nossa Proposta

A Escola Técnica FAT propõe-se formar indivíduos capazes de redimensionar os conhecimentos, através da participação crítica, criativa e ética.

FAT - mais de 35 anos de experiência

• + de 250 projetos desenvolvidos
  • + de 50 processos seletivos realizados
  • + de 3,5 milhões de candidatos inscritos
  • + de 20 mil profissionais envolvidos
  • + de 280 municípios atendidos

Educação Profissional

A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.

Estrutura

A Escola está organizada para atender às necessidades socioeducacionais e de aprendizagem dos alunos em prédios e salas com mobiliário, equipamentos e material didático-pedagógico adequados.

COM 3 NOVOS CURSOS EM 2024, ESCOLA TÉCNICA FAT ABRE PROCESSO SELETIVO PARA 240 BOLSAS INTEGRAIS

Além dos já tradicionais nas áreas de Administração, Recursos Humanos e Serviços Jurídicos, a Escola Técnica FAT inaugura neste primeiro semestre de 2024 os cursos de Marketing, Informática para a Internet e Desenvolvimento de Sistemas. Serão 40 vagas para cada curso. As inscrições são gratuitas.

César Silva, presidente da FAT, afirma que a oferta de novos cursos é uma iniciativa da Fundação para cumprir seu papel social de disseminar o conhecimento e de apoiar a empregabilidade no País. “Sabemos do poder da Educação em mudar vidas e do interesse dos jovens em qualificações que realmente fazem a diferença profissionalmente.”

No processo seletivo do 2º semestre do ano passado, tivemos mais de 1200 inscritos. Ao todo, 82% dos alunos selecionados no último processo seletivo concluíram o curso e receberam o diploma na Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio escolhida. Além disso, 14 alunos estão refazendo o módulo e o índice de evasão foi de 6,67%.

De acordo com a FAT, do público ingressante, a maioria é do sexo feminino. Isso corresponde a  63% dos classificados que efetivaram sua matrícula. A faixa etária dos alunos inscritos na prova de classificação para a bolsa de estudos é bastante ampla, variando de 16 até 61 anos, e abrangendo 124 diferentes municípios brasileiros. Entre os Estados com mais alunos, estão São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Dados do Processo Seletivo do 2º Semestre de 2023: